segunda-feira, 12 de março de 2012

A Exposição Colombiana Universal e a "White City"

A "World's Columbian Exposition" (ou "Exposição Colombiana Universal"), foi uma exposição mundial realizada em Chicago no ano de 1893, para celebrar o quarto centenário da chegada de Cristóvão Colombo na América. A exposição teve profundo efeito na arquitetura, nas artes, e na imagem de Chicago.

Grande parte da exposição foi projetada por Daniel Burnham e Frederick Law Olmsted, que fizeram dela o protótipo do que achavam que uma cidade deveria ser. Este episódio também é conhecido como a Traição de Burnham, já que o mesmo deu a ela traços neoclássicos, abandonando a tendência construtivista que estava em crescimento nos dez anos anteriores. Um claro retrocesso ao conceito neoclássico de cidade, horizontal e formalista.
 
 A Exposição Colombiana Universal vista por traz da estátua da república no Jackson Park, em Chicago, 1893.


A exposição possuia mais de 2.4km², apresentando quase 200 novos prédios (propositalmente temporários) com arquitetura predominantemente neoclássica. Mais de 27 milhões de pessoas visitaram a exposição durante seus seis meses de duração.

Ela também serviu para mostrar ao mundo como Chicago havia “renascido das cinzas” do Grande Incêndio 1871, que havia destruído grande parte da cidade. A exposição é tão importante para a história de Chicago que representa uma das quatros estrelas presentes na bandeira do município.

A principal área da exposição era chamada de “White City” (ou “Cidade Branca”), na qual os prédios eram feitos de estuque branco, o que parecia iluminado se comparado aos cortiços de Chicago. Além disso a área recebe esse nome devido ao uso de iluminação em toda sua extensão, o que permitia o seu uso durante a noite.
White City, 1893





A White City é amplamente reconhecida por introduzir o movimento City Beautiful e plantar as sementes do planejamento da cidade moderna. A integração do design das paisagens, passeios e estruturas permitiram a visão do que é possível quando planejadores, paisagistas e arquitetos trabalham junto em um projeto abrangente. A Cidade Branca serviu de inspiração para que outras cidades focassem no embelezamento dos componentes dos quais o governo municipal controla; ruas, prédios e espaços públicos.
Thomas Moran - "Chicago World's Fair", 1894

Os projetos do movimento City Beautiful são marcados pela arquitetura clássica, com seus planos simétricos, vistas pitorescas, planos axiais, além de sua escala magnífica. A White City da Exposição Colombiana Universal inspirou o Clube dos Comerciantes de Chicago a encarregar Daniel Burnham de criar o Plano de Chicago de 1909, que se tornou o primeiro plano abrangente de cidade moderna nos Estados Unidos.


 
O policromado e proto-moderno Prédio dos Transportes de Louis Sullivan é uma notável exceção no estilo prevalecente da exposição, já que é uma tentativa de desenvolvimento da forma orgânica americana. Ele acreditava que o estilo clássico da White City era um retrocesso de 40 anos na arquitetura moderna.



Mais informações sobre a Exposição Colombiana Universal podem ser encontradas nos link's abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário